Reforma Tributária: crescimento e novos empregos à vista, de acordo com o IPEA!
Um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que a proposta da reforma tributária poderá acelerar o crescimento econômico e fomentar a geração de empregos. Com a introdução do novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA), o PIB poderia crescer 2,39% a mais até 2023, comparado a um cenário sem reforma.
A discussão está centrada, especialmente, na alteração de tributos cobrados sobre o consumo. O ponto-chave é a criação do IVA, subdividido no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e na Contribuição social de Bens e Serviços (CBS).
A mudança tem tudo para ser positiva, principalmente para setores intensivos em capital e com alta produtividade, como a produção de combustíveis, eletrônicos, alimentos, perfumaria e limpeza. A nova tributação poderá diminuir os preços desses produtos, impulsionando a produção e gerando mais demanda por insumos.
E o melhor: os benefícios não param por aí. Além do aumento no PIB, a reforma tributária também poderá gerar mais empregos. Segundo o estudo, a população ocupada poderia chegar a 1,03% acima do que seria no cenário sem reforma até 2032.
Fique atento às mudanças e saiba como elas podem afetar seu negócio. Conte com a nossa equipe para ajudá-lo a navegar nesse novo cenário tributário!